EP idiom of the week (#139): para inglês ver

Hoje e nas próximas duas semanas, apresentar-vos-ei três artigos com expressões idiomáticas utilizadas pelos portugueses e associadas a nacionalidades, tal como “à grande e à francesa”.

A expressão de hoje, “para inglês ver“, significa fazer algo só por aparência, ou fazer um trabalho, atividade ou tarefa sem muita convicção ou empenho, focando as atenções nas aparências; também se utiliza quando se faz algo que tem pouca utilidade para as pessoas que nos rodeiam, mas que serve para impressionar alguém fora no nosso círculo habitual.

para_ingles_ver
Para inglês ver. Fonte: Teclasap.com.br

Portugal e o Reino Unido têm uma história que, no caso da Inglaterra, data de há mais de setecentos anos (é chamada a mais antiga aliança do mundo); por exemplo, foram os portugueses que levaram o chá pela primeira vez até às Ilhas Britânicas! Numa relação tão complicada como esta, é normal que existam algumas tensões; “para inglês ver” associa essa ideia do estrangeiro próximo para referir algo de pouca utilidade, ou feito para impressionar outras pessoas que não conheçam tão bem a realidade de um dado lugar.

Outras fontes, mais credíveis por não serem ideias minhas, [1] falam que a expressão nasceu no Brasil do séc. XIX, fruto do mútuo acordo entre o Reino Unido e o recém-criado Estado brasileiro em combater a escravatura em África. Como a economia brasileira estava dependente do mercado esclavagista, os seus dirigentes apenas assinavam leis anti-escravatura, sem qualquer intenção de colocar essas medidas em prática. Logo, era um acordo para inglês ver, algo que se faz para impressionar ou ficar nas boas graças de alguém, mas sem grande substância.

Continuação de bons estudos e até para a semana!

Advertisements

3 thoughts on “EP idiom of the week (#139): para inglês ver

  1. julkastarter February 7, 2018 / 3:08 pm

    Bom dia, Luís! Como é que usar esta expressão na prática? É possível dizer “Ele fez esta tarefa só para inglês ver”? Ou “Ele ajudou-lhe só para inglês ver”?

    Like

    • luisdomingos February 8, 2018 / 3:57 pm

      Bom dia, Yuliya! Sim, podes usar a expressão com essas frases! :)

      Like

  2. edmeyr February 12, 2018 / 7:31 pm

    O meu exemplo: O que diz o governo Temer a respeito à proteção da Amazônia é só para inglês ver.

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s